Constelação Familiar Sistêmica
Como a Constelação Familiar Sistêmica pode ajudar?
O tema a ser constelado pode atuar em diferentes áreas da vida, tais como:
– Relacionamento Afetivo:
• Dificuldades em ter e/ou manter um relacionamento saudável (o famoso “dedo podre”);
• Pessoas que atraem parceiros que não estão disponíveis para o relacionamento;
• Insegurança ao assumir um relacionamento;
• Relacionamento afetivo conflituoso/abusivo em que falta respeito ou interesse;
• Ciúmes exagerado;
• Dificuldades de engravidar;
• Rompimentos e separação.
– Esfera profissional:
• Grandes dilemas ou alterações de carreira;
• Conflitos internos;
• Falta de êxito e/ou sucesso;
• Dificuldade em falar em público;
• Falta de determinação e/ou motivação;
• Interrupções nos projetos profissionais.
– Campo financeiro:
• Dificuldade em ganhar, administrar, manter ou usufruir de dinheiro e bens em geral;
• Desemprego.
– Esfera da saúde:
– Doenças em geral;
– Compulsões Alimentares, vícios em álcool, drogas, sexo, jogos, entre outros.
– Área familiar:
– Qualquer tipo de dificuldade com os relacionamentos familiares, brigas entre irmãos, brigas entre pais e filhos, entre outros.
Constelações Sistêmicas Empresariais ou Organizacionais.
O que são as Constelações Familiares Sistêmicas?
A constelação familiar é uma técnica de psicoterapia breve.
Através dela você identificará alguma dificuldade que acontece na sua vida e perceberá qual a ligação desse seu problema com dinâmicas disfuncionais ocultas que ocorrem dentro do seu sistema familiar as quais atuam de maneira inconsciente na sua vida, ou seja, perceberá como um problema seu pode ser muito semelhante com algum desafio que algum antepassado teu teve, mesmo não tendo conhecido.
A Constelação Familiar se fundamenta no fato de que nos herdamos do seio familiar, além do patrimônio genético, tais como cor da pele, do cabelo, dos olhos, os sentimentos, emoções, sistemas de crenças em uma espécie de DNA EMOCIONAL, como se fosse mesmo uma memória genética.
Para ficar mais claro: imagine sua família como uma enorme teia de um tecido, onde todas as pessoas possuam fortes vínculos emocionais e interesses comuns. Este vínculo atua em nosso comportamento diariamente, já que agimos de acordo com nossas crenças e padrões e estes são intimamente resultados de nossas experiências familiares.
Muitas vezes em cada dificuldade que temos e que não conseguimos resolver, estamos ligados a uma ou mais pessoas do nosso passado familiar.
Vou citar um estudo superinteressante com camundongos, que perceberá que mesmo os traumas podem ser transmitidos através das gerações.
Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, borrifaram um composto que tem cheiro de flor de cerejeira nas gaiolas de ratos machos adultos, enquanto disparavam uma corrente elétrica em suas patas. Após várias repetições, os ratos passaram a associar o aroma da flor de cerejeira à dor.
Pouco depois, esses machos procriaram. Quando seus filhotes sentiram o cheiro de flor de cerejeira, ficaram muito mais agitados e nervosos.
E o mais impressionante foi quando os netos dos machos traumatizados também demonstraram ter maior sensibilidade ao aroma. Nenhuma das gerações exibiu maior sensibilidade a outros odores além da flor de cerejeira, indicando que a herança era específica para esse aroma.
Essa sensibilidade ao cheiro da flor de cerejeira estava ligada às modificações epigenéticas no DNA de seu esperma.
Assim, a Constelação Sistêmica, atualmente já reconhecida como eficaz pelo Sistema de Saúde (“SUS”) e até mesmo pelo Poder Judiciário, é um interessante instrumento terapêutico de autoconhecimento e melhora contínua de suas experiencias, com reflexos diretos e indiretos para todos os indivíduos presentes em seu sistema familiar.